Mottainai – A Filosofia do Desperdício no Japão

Mottainai, palavra japonesa que resulta da união de dois outros termos.
“Mottai” Termo de origem budista que faz referência à essência de todas as coisas e sugere que nada existe no mundo isoladamente, mas estão intrinsecamente ligados uns ao outros. Uma visão bem sistêmica, não é mesmo?
Já o termo “Nai” significa negação.
Portanto, a junção desses dois termos, “Mottainai” é a expressão de indignação, de repúdio à falta de respeito para com as coisas ou o mau uso de algo, é não permitir que algo alcance seu potencial máximo.
No nosso dia a dia, usamos essa expressão Mottainai, para se referir ao desperdício. Não só em relação às coisas materiais, mas também para expressar o desperdício de tempo, de energia, de dedicação, etc.
Em 2004, a Professora Wangari Maathai, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz e ativista ambiental queniana, interpretou o conceito de mottainai como o mesmo dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) e vinculou a expressão Mottainai às questões ambientais e atribuiu mais “R”, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Respeitar.
A expressão Mottainai foi reconhecida mundialmente e hoje é uma filosofia de vida, e o principal ensinamento é a nossa relação com a natureza e a sociedade. (Wave Sistêmica)

E aqui vai uma reflexão publicada em 2019
(https://coisasdojapao.com/2019/03/como-a-filosofia-japonesa-mottainai-pode-tornar-sua-vida-melhor/)

Muito além do desperdício material
Portanto, a filosofia vai muito além do desperdício material. Ela se encaixa também nas relações em respeito ao homem, natureza e espírito.
Então, mottainai pode ser aplicado em relação a desperdiçar tempo com conversas que não agreguem e dedicar o tempo com intrigas e fofocas.
Além disso, deixar de dedicar atenção a quem ama, ficar brigado, não demonstrar carinho e mais.
Eles estão em todos os aspectos da vida, a correria do dia a dia cegou a humanidade para o que realmente importa e tem valor: as pessoas e os afetos.
Muitas relações valiosas são perdidas por uma falta de tempo que na verdade não existe, por falta de paciência ou de um ouvido atencioso.
Muitas famílias são jogadas no lixo por desperdiçar os momentos mais importantes da vida de um ser humano, o amor, a felicidade e a alegria de poder estar junto.
Desperdiçar alimentos é horrível, desperdiçar objetos é lamentável, mas desperdiçar os laços de amor e amizade pior ainda.
Infelizmente é comum se deparar com situações onde alguém só percebe o valor de outra pessoa quando já é tarde demais.
Todas as oportunidades para aproveitar aquela pessoa se foram e o que ficou foi apenas a dor, a tristeza e o arrependimento do desperdício de todos os momentos que não foram vividos juntos.
Quantos sorrisos, abraços, beijos e conversas foram desperdiçados no seu dia por uma questão meramente material? Isso é mottainai.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *